quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Mudança de Vida

Queridos amigos que me acompanham, hoje vou falar sobre minha vida particular, nada de artesanatos, mensagens ou dicas... Há muito tempo sofro com a obesidade, e sempre quis fazer a cirurgia bariátrica, mas por motivos financeiros nunca pude, porém agora vou iniciar o processo, com a ajuda do meu maridinho lindo e da minha super mãe, vou seguir em frente e tornar os planos e sonhos realidade...
A obesidade é um problema q vai muito além da estética, tenho apenas 29 anos e já sou hipertensa há +- 3 anos, sinto muito cansaço, apneia, dor nas pernas e tudo q vem junto com o sobre peso.
Amanhã estarei ausente, será minha primeira consulta, vou ao nutricionista e ao endocrinologista, depois conto tudinho para vcs.
Tenho muitas amigas me ajudando, me dando dicas, e agradeço muito o apoio q tenho recebido. É um procedimento cirúrgico e como tal tem seus riscos, o importante é avaliar se vale a pena, já avalei e cheguei a conclusão que vale sim. Não sei o método q  o médico vai escolher, tenho certeza q será por vídeo laparoscopia, o q eles chamam de cirurgia fechada, são feitas apenas pequenas incisições.
Dividirei todos esses momentos com vcs, no marcador DIÁRIO, a partir de hoje vcs poderão acompanhar comigo o desenrolar, as angústias, e os resultados. Tb colocarei a barrinha do peso, para acompanhar a perda de peso e o tempo. Colocarei fotos, hehehe, nunca gostei de fotos, coisa de gordinha.

Vamos saber um pouco mais sobre a Cirurgia:


Cirurgia Bariátrica


Conhecida também como cirurgia da obesidade e cirurgia de redução do estômago. Quando a obesidade já chegou a um nível crítico e as atividades físicas não causam efeito, é necessário uma intervenção médica como a cirurgia bariátrica (baros=peso). É recomendada, principalmente para pacientes com o índice de massa corporal superior a 40.
O excesso de peso pode trazer agravamentos médicos como a hipertensão, diabetes e disfunções respiratórias. O tratamento contra a obesidade é considerado clínico, ou seja, é necessário que ocorra a reeducação do paciente na forma física, psicológica e nutricional.

A primeira cirurgia bariátrica foi realizada por Kremen e Liner em 1954. Nessa ocasião, o procedimento foi feito com o intuito de promover a redução de peso e foi utilizado o by-pass (desvio) do intestino. Em 1982, foi feita a inserção de um método cirúrgico que se tornou bastante utilizado ao longo dos anos, a gastroplastia vertical com bandagem. Esse método é simples e com poucas complicações. No início dos anos 90, surgiu um novo tipo cirúrgico que utilizava os mecanismos associados à restrição dos alimentos e a má absorção dos nutrientes. Foi desenvolvida por Rafael Capella e o método tem seu nome sendo bastante utilizado atualmente.
A cirurgia bariátrica não tem fins estéticos, é uma cirurgia que vai alterar o hábitos e a qualidade de vida do paciente com o objetivo de fazê-lo ter uma vida mais saudável e longa. Os métodos para o tratamento cirúrgico contra a obesidade são bem radicais e devem ser feitos em condições extremas, ou seja, quando o paciente não consegue mais reduzir seu peso sozinho e corre risco de morte devido à obesidade.
A cirurgia é dividida em dois tipos de abordagem. A abordagem aberta - aquela onde é feita uma incisão no abdômen - e a videolaparoscópica. Nesse segundo tipo de abordagem, uma câmera é colocada no abdômen para que o médico visualize a cirurgia por um monitor e nele, há menos dor no pós- operatório e uma rápida recuperação. É uma cirurgia cara e poucos hospitais administrados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) realizam o procedimento.
Pré-Requisitos para a Cirurgia Bariátrica


Para ser submetido aos tratamentos cirúrgicos, o paciente deve:
-Estar com 45kg acima do peso ideal ou com o IMC de 40 ou superior a isso;
-Pacientes com IMC de 35, mas que tenham problemas de saúde relacionados à obesidade;

-Estar na faixa etária de 16 a 60 anos;

-Histórico em não conseguir perder peso;

-Não possuir nenhuma doença que seja contraindicada para a cirurgia;

-Avaliação clínica completa e exames pré-operatórios.
É uma cirurgia não recomendada para pessoas que tenham cirrose hepática, problemas graves no pulmão, lesão no músculo cardíaco e insuficiência renal .


Avaliação médica

Os médicos necessitam realizar esse procedimento a fim de verificar doenças que podem ser fatores de risco para a cirurgia. A avaliação deve ser criteriosa, pois há algumas doenças intimamente ligadas à obesidade. São elas: diabetes, doenças do fígado, afecções circulatórias, alterações das gorduras sanguíneas, artroses e doenças respiratórias.

Psicologia e Cirurgia Bariátrica

O tratamento da obesidade com a cirurgia bariátrica deve ser acompanhado com uma adaptação do paciente em sua nova forma de vida. Nesse momento, a psicologia ajuda o paciente a refletir sobre sua nova personalidade para que a adaptação seja a melhor possível. Antes mesmo que ocorra o procedimento cirúrgico, o paciente deve ser submetido a uma avaliação psicológica, pois se for verificada uma psicopatologia grave ou dificuldades em entender o processo que será feito, a cirurgia bariátrica pode ser contraindicada.
O período após a cirurgia é considerado pelos pacientes como o mais difícil, devido ao desconforto e falta de adaptação. Após o procedimento, o psicólogo deve acompanhar o paciente no intuito de auxiliá-lo nessa nova fase, pois ele terá que lidar com uma nova aparência, as dificuldades do pós-operatório e as limitações alimentares. É importante que ele entenda que as restrições não são um impedimento a sua liberdade.
A família também deve participar do processo de adaptação psicológica para identificar as dificuldades daquela pessoa, para que possam oferecer o incentivo necessário. Esse apoio é extremamente importante para que possíveis dificuldades e o medo do paciente sejam verificados. A família deve trabalhar em conjunto com os médicos e especialistas.
Cuidados após a Cirurgia Bariátrica


Após a cirurgia, o paciente deve tomar uma série de cuidados, visando acelerar o processo de cicatrização e a adaptação a seu novo estilo de vida. Nos primeiros dias após o procedimento, devem ser ingeridos somente líquidos de forma lenta e as orientações de uma nutricionista também são importantes. É necessário que, nesse período, não ocorra a ingestão de açúcar, pois pode se tornar um risco à vida e à saúde de quem foi submetido à cirurgia bariátrica.
A incisão que é feita para o procedimento cirúrgico deve ter seu curativo sempre trocado e o local deve ser limpo e seco regularmente. Pode ser feita a prática de exercícios moderados como a caminhada e deve-se evitar pegar coisas muito pesadas.

Cirurgia Bariátrica -  Complicações
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Pneumonia;
  • Hérnias;
  • Distúrbios Nutricionais;
  • Embolia Pulmonar;
  • Inchaço abdominal;
  • Evacuação fétida;
  • Dentre outros.


Minha consulta com o gastro será dia 09/09, estou juntando todas as dúvidas para bombardeá-lo de perguntas nesse dia, rsrsrs.

Até a próxima ;)
Bjkas
Manu

24 comentários:

  1. Boa sorte, querida Manu!

    Se o peso está causando problemas para sua saúde é preciso realmente buscar novas alternativas para ter uma vida mais saudável.

    Tenho amigas que fizeram essa cirurgia e hoje elas tem uma vida nova. Elas tinhas problemas como os seus por causa do sobrepeso: hipertensão, apnéia, estavam desenvolvendo um quadro diabético,... Hoje, porém, vivem uma vida melhor. Claro que há restrições alimentares, mas vale a pena segui-las.

    Estou torcendo por vc.
    Abraço.
    Elda.
    Blog Arte da Elda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho e pelas dicas!!!
      Adoro quando vc vem me visitar!
      Mil bjs
      Manu.

      Excluir
  2. Boa sorte amiga, estaremos torcendo por uma rápida recuperação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!!!!
      Linda semana para vc flor ♥
      Bjs
      Manu

      Excluir
  3. MANU, É MESMO UM PROCESSO MUITO IMPORTANTE, VOU TORCER PRA QUE DE TUDO CERTO
    DEUS ABENÇOE
    BJUS

    LIH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, poder contar com apoio de vcs é muito importante para mim.
      Bjs
      Manu

      Excluir
  4. É isso aí Manu!!! Importante essa decisão... Boa sorte no seu tratamento, tenho certeza de que tudo dará certo... Que Deus te abençoe!
    Bjux...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém!!!! Torcendo muito para tudo dá certo!
      Bjão
      Manu

      Excluir
  5. Boa tarde querida, vou orar para que tudo corra dá melhor forma pra vc, que Deus ilumine seu caminho e abençõe os médicos que vão fazer os procedimentos, e os anjos te guardem, força querida, beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, muito obrigada de ♥
      Adorei sua visita, venha sempre.
      Bjão
      Manu

      Excluir
  6. É Manu, realmente não é um procedimento simples e exige muito cuidado no pós-operatório, mas com força de vontade e fé tenho certeza que você passará por esse desafio com muita saúde! Confie em Deus e ele vai iluminar seu caminho...
    Bjkas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passarei sim, se Deus quiser!!! Muito obrigada pela força.
      Bjão
      Manu

      Excluir
  7. Olá Manu vim desejar boa sorte pra você tanto na cirurgia como no pós operatório,tenho algumas conhecidas que fizeram a cirurgia e estão super bem e com você também será assim ,vou esperar por suas fotos bem magrinha e com muita saúde que Deus te abençoe nesta empreitada,bjus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se Deus quiser!!!!!!!!!! Magérrima, kkkkkkkkk. Obrigada pelo carinho e pela força.
      Bjão
      Manu

      Excluir
  8. Boa noite linda flor! Eu sei muito bem o que você sente com relação a obesidade, pois passo por isso desde criança. Estarei torcendo para o seu sucesso. Que Deus lhe abençoe e proteja sempre. Flor estou passando para lhe desejar uma linda e abençoada noite. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas barreiras nós temos q enfrentar, mas o importante é ser feliz, e estou buscando minha saúde e felicidade plena!!! Obrigada pela foça.
      Bjs
      Manu

      Excluir
  9. Manu, pensamento mega positivo e tudo vai dar certo... Com certeza muita gente estara na torcida por vc, e o melhor, é que vc tera uma vida nova, sem hipertensão e com muito mais qualidade de vida... e se tiver algum momento em que vc se sinta abalada, pense que o melhor vira logo depois, e com certeza tudo dara certo

    BOA SORTE DE VERDADE !!!!
    Abçs carinhosos
    Ana Paula
    http://fitasfuxicoserococos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que fofa, adorei seu recadinho, me deixo muito mais feliz e confiante, muito obrigada pelo carinho!!!!
      Venha sempre!
      Bjão
      Manu

      Excluir
  10. Oi Manu bom dia querida!!!
    Pode ter certeza que tomou a decisão certa. Minha irmã e a minha sobrinha fizeram essa cirurgia e estão muito bem e felizes, o que é muito importante. Hoje pode lhe assegurar que são muito mais de bem com a vida, pq o que importa é vc ter uma qualidade de vida boa e estar de bem com vc mesma.
    Vou acompanhar todo o seu processo, estarei sempre aqui e peço a Jesus que continue te abençoando e iluminando seu caminho. Que sua cirurgia seja um sucesso.
    bjos e fique com Deus,
    Marlene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marlene querida, agradeço de coração o carinho, e as lindas palavras, tenho fé q tudo dará certo, e fico muito feliz em saber q posso contar sempre com vcs ♥
      Bjão
      Manu

      Excluir
  11. Olá vim fazer uma visita e disser
    que não me esquecido do seu lindo blog.
    E sempre que der irei vim ver as novidades.
    beijos e tenha um fim de semana abençoado.
    Ateliê Ingrid Mimos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!!! Sua visita me deixa muito feliz venha mesmo!!
      Bjs
      Manu

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...